Em busca do incremento da eficiência no cultivo indoor, surgiu a aeroponia, técnica que pode ser tratada como um avanço da hidroponia, utilizando o ar como meio de crescimento em vez de um substrato líquido. As plantas ficam suspensas numa plataforma e as raízes permanecem expostas embaixo para serem aspergidas com a solução nutritiva. Os sistemas normalmente são fechados, o que garante a ausência de insetos, pragas e doenças.
É um sistema eficiente porque a solução de nutrientes é entregue diretamente às raízes, sem desperdício com evaporação e sem diminuição da potência da solução. Sua eficiência se deve a sua natureza precisa e ambiente controlado. Alguns estudos tem demonstrado aumento significativo quando comparada com a agricultura tradicional.
Um dos maiores benefícios da aeroponia é o aumento da exposição das raízes ao oxigênio. Na jardinagem tradicional, bem como na hidroponia, as plantas devem ter a oportunidade de oxigenar suas raízes depois de cada rega. Na aeroponia isso não é um problema, pois o ar é o meio de crescimento. As raízes ficam sempre expostas ao oxigênio.
O oxigênio na rizosfera é necessário para o crescimento saudável das plantas. No sistema aeropônico as micro gotículas de água mais nutrientes em combinação com ar, fazem a planta crescer até a maturidade com oferta abundante de oxigênio, água e alimento.
O sistema envolve o uso de pulverizadores, aeradores ou outros dispositivos para criar uma névoa fina de solução que fornece nutrientes às raízes das plantas. O tamanho da gotícula de água é fundamental para a sustentação do sistema aeropônico. Uma gota muito grande significa menos oxigênio disponível para a raiz.
Os dispositivos aeropônicos de alta pressão formam uma espécie de neblina gerada por uma bomba. Desta forma a solução não é reciclada e as gotículas são pequenas o suficiente para garantir a oxigenação adequada. As bombas de alta pressão dão uma pulverização mais fina, mas também encarecem o sistema. Tal custo é justificado, mesmo para uso doméstico, quando se tratam de plantas de alto valor.
Este sistema pode ser usado em vários tipos de plantas como tomates, ervas medicinais ou plantas ornamentais.
A aeroponia é uma excelente opção para cultivar plantas no sistema indoor, pois trás altos resultados, com tecnologia fácil e sem a necessidade de solo.
Experimente com as suas ervas!
Tenha colheitas fartas e sem complicações: www.vegaeflora.com.br
A aeroponia é uma excelente opção para cultivar plantas no sistema indoor, pois trás altos resultados, com tecnologia fácil e sem a necessidade de solo.
Experimente com as suas ervas!
Tenha colheitas fartas e sem complicações: www.vegaeflora.com.br