sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Conheça a Gorilla Grow Tent, a melhor estufa do mundo



A empresa surgiu da união de jardineiros indoor da Califórnia, que insatisfeitos com tudo que estava disponível no mercado resolveram criar um novo patamar de qualidade. Rapidamente ela se tornou a estufa mais comentada em fóruns de cultivo pelo mundo, se tornando objeto de desejo de cultivadores iniciantes e experientes, que buscam a melhor colheita. Uma estufa tão forte, grande e resistente não poderia ter outro nome.  Gorila representa tudo isso e muito, mas muito mais.


  Sua estrutura é feita em aço muito resistente, não existem peças de plástico. Zíperes são os maiores do mercado, parecem aqueles usados em casaco de neve. Sua malha de 1600D é até 5 vezes mais resistente que outras marcas. Isso representa uma enorme segurança para suas plantas. Quando trabalhamos com lâmpadas de descarga, o calor muitas vezes deteriora o material emitindo gases altamente tóxicos para as plantas.



Suas vedações são perfeitas, não deixando escapar luz e odores. As conexões para refletores ventilados são perfeitas e de fechamento duplo, tudo onde deve estar e sem dores de cabeça.

Todo seu interior é revestido com mylar que usa a tecnologia “Diamond”.  Lúmens da lâmpada são distribuídos de forma perfeita. Outros tipos de mylar não distribuem a luz corretamente, representando perdas na produção.

Subindo... As estufas Gorilla são as únicas no mercado que sobem de tamanho.  Sua estufa pode até chegar a 3 metros de altura com as extensões.  Mais espaço e segurança para suas plantas crescerem felizes.



Suas enormes janelas frontais permitem apreciação total das plantas sem precisar abrir a estufa.  Ela possui teto com bloqueio de raios infra vermelhos, garantindo uma temperatura mais amena, nenhuma outra estufa no mercado se preocupou com isso.

Um conveniente “porta trecos” em forma de rede faz parte do interior da estufa, garantindo mais praticidade ao jardineiro.

Ela possui bandeja 100% impermeável, em caso de pequenos acidentes a água não vazará.



Tudo isso aliado a um ótimo custo benefício fazem da Gorilla a melhor estufa do mundo.   No Brasil ela é exclusivamente distribuída pela Vega e Flora.  www.vegaeflora.com.br

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Refletor ideal no cultivo indoor


Sempre que pensamos em cultivar plantas dentro de casa, uma das primeiras coisas que nos vem a cabeça é uma luz artificial.. Se na natureza ela tem a melhor luz que existe, o sol, no cultivo indoor devemos ter em mente que nenhuma luz artificial será tão eficiente quanto o sol, mas quão o mais perto disso podemos chegar? Só a lâmpada basta ou é necessário um refletor também? Qual o melhor refletor para minha lâmpada?

Todas essas dúvidas são muito comuns para os aspirantes na jardinagem indoor,  e iremos ajudar  você a chegar no tipo de luz ideal para sua plantas.

Refletor Wing (asa de gaivota)


Logo de início é preciso saber que o uso do refletor se torna imprescindível no cultivo indoor, com exceção  dos painéis de LED, que não precisam de refletor.

Crescimento das plantas está diretamente ligado a quantidade de lúmens que elas recebem.

A  grande maioria dos lúmens emitidos pela lâmpada, saem por sua parte lateral,  logo deixa-la de lado, posição horizontal, será mais eficiente para suas plantas.. A luz se dissipa para todas as direções da estufa (por exemplo), e os lúmens emitidos pela parte superior da lâmpada, se dissipam até o teto da estufa, praticamente desperdiçando parte do potencial da lâmpada. Com um refletor, essa luz bate na lâmina refletora, se dissipando para baixo com a mesma intensidade, em direção as plantas. Não usar refletor em um jardim indoor, é desperdiçar dinheiro e ter uma produção bastante escassa.

Mas qual o melhor tipo de refletor?

É aquele que projeta a luz da lâmpada de maneira eficiente em suas plantas, sem criar hot spot.

Com certeza refletores de alumínio, de superfície irregular e abertos, são os que proporcionam as melhores colheitas.

Branco e prata são as melhores cores para um refletor, elas refletem mais que as outras cores. Para refletores pequenos, de espaços diminutos, o branco acaba sendo mais indicado, principalmente para pequenas mudas.

Para plantas jovens e adultas, os grandes refletores prateados (alumínio) são os melhores.

Um refletor jamais poderá ter uma superfície lisa, isso cria pontos de luz (hot spot) , e a luz não se espalhará.

Refletores abertos são os que melhor propagam a luz, o problema é que propagam calor também,  e as vezes o sistema de exaustão não da conta de resfriar o ambiente, principalmente no nosso verão.

Para tentar aliviar o calor nas nossas amadas plantinhas, existem refletores fechados, geralmente com uma tampa de vidro, e alguns com sistemas de ventilação interna, para empurrar o calor da lâmpada direto para fora da estufa.

Refletor aberto modelo "casinha"


O vidro, se não for de muito boa qualidade e muito bem limpo, poderá prejudicar a passagem de luz,  comprometendo bastante sua produção final.

Esses tipos de refletores tem se tornado cada vez mais comuns. Mas o fato de terem um vidro entre a lâmpada e as plantas, a passagem da luz pode ficar comprometida, principalmente em vidros sujos, engordurados e de baixa qualidade.

Existem muitas variações no formato, o certo é que seja tipo “Casinha”,  “Guarda chuva” ou “Asa de gaivota”, você precisa saber qual é o ideal para seu espaço de cultivo.

Os modelos Asa de Gaivota (Wing), são os que mais ampliam a luz no espaço de cultivo, sendo mais indicado pra estufas maiores.

Vale sempre ressaltar que no uso de lâmpadas de alta descarga como HQI (vegetação) e HPS (floração), se torna conveniente um refletor de boa qualidade, já que são lâmpadas que produzem calor. Nesse caso o mais recomendado é o alumínio de superfície irregular.  Os mais utilizados hoje hoje são os de alumínio Stucco, duráveis e muito reflexivos.

Refletor fechado modelo Cool Tube


Quanto tempo dura um refletor?

É muito comum o jardineiro indoor ficar encantado com a compra do seu novo refletor, “Ah sim, agora tá refletindo bem!”. Na verdade o tempo de uso, a passagem de ar com humidade, a luz, as limpezas, tudo isso vai desgastando a superfície do refletor. A simples troca de um refletor pode representar o detalhe que faltava para aumentar sua produção. Depois de alguns anos de uso, considere a possibilidade, principalmente se for um refletor fechado com troca de ar, como um Cool Tube por exemplo.

Com certeza um refletor aberto de alumínio será a chave para sua melhor colheita, mas como moramos no Brasil, um refletor fechado com circulação de ar é mais que bem vindo.

Boas colheitas!