terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Aeroponia: o avanço da hidroponia!


Em busca do incremento da eficiência no cultivo indoor, surgiu a aeroponia, técnica que pode ser tratada como um avanço da hidroponia, utilizando o ar como meio de crescimento em vez de um substrato líquido. As plantas ficam suspensas numa plataforma e as raízes permanecem expostas embaixo para serem aspergidas com a solução nutritiva. Os sistemas normalmente são fechados, o que garante a ausência de insetos, pragas e doenças. 

É um sistema eficiente porque a solução de nutrientes é entregue diretamente às raízes, sem desperdício com evaporação e sem diminuição da potência da solução. Sua eficiência se deve a sua natureza precisa e ambiente controlado. Alguns estudos tem demonstrado aumento significativo quando comparada com a agricultura tradicional.

Um dos maiores benefícios da aeroponia é o aumento da exposição das raízes ao oxigênio. Na jardinagem tradicional, bem como na hidroponia, as plantas devem ter a oportunidade de oxigenar suas raízes depois de cada rega. Na aeroponia isso não é um problema, pois o ar é o meio de crescimento. As raízes ficam sempre expostas ao oxigênio. 


O oxigênio na rizosfera é necessário para o crescimento saudável das plantas. No sistema aeropônico as micro gotículas de água mais nutrientes em combinação com ar, fazem a planta crescer até a maturidade com oferta abundante de oxigênio, água e alimento.



O sistema envolve o uso de pulverizadores, aeradores ou outros dispositivos para criar uma névoa fina de solução que fornece nutrientes às raízes das plantas. O tamanho da gotícula de água é fundamental para a sustentação do sistema aeropônico. Uma gota muito grande significa menos oxigênio disponível para a raiz. 
Os dispositivos aeropônicos de alta pressão formam uma espécie de neblina gerada por uma bomba. Desta forma a solução não é reciclada e as gotículas são pequenas o suficiente para garantir a oxigenação adequada. As bombas de alta pressão dão uma pulverização mais fina, mas também encarecem o sistema. Tal custo é justificado, mesmo para uso doméstico, quando se tratam de plantas de alto valor. 

Este sistema pode ser usado em vários tipos de plantas como tomates, ervas medicinais ou plantas ornamentais.

A aeroponia é uma excelente opção para cultivar plantas no sistema indoor, pois trás altos resultados, com tecnologia fácil e sem a necessidade de solo. 
Experimente com as suas ervas! 

Tenha colheitas fartas e sem complicações: www.vegaeflora.com.br


domingo, 24 de novembro de 2013

Cultivo Indoor de Tomates

Cultivo indoor de tomates.
Muitas pessoas adoram tomate, e diariamente o consomem como fonte de nutrientes ou por pura satisfação do paladar. Se você não quer mais comprar os seus tomates cheios de veneno e por um preço exorbitante, está na hora de plantar os tomates para o seu próprio consumo. Plantar tomates de forma indoor, ou seja, dentro de casa, não exige muito espaço, é seguro contra pragas, a colheita é rápida e garantida.
Spider mites.
A planta fica exatamente como você quiser através do sistema de podas e amarras. E se você não quiser, seu vizinho nem precisa saber que você tem uma plantação de tomates. Plantar os tomates outdoor deixa o mesmo exposto ao ataque de pragas, ao ataque de animais em geral, de vizinhos, das intempéries da natureza, além de aumentar o tempo para colheita, entretanto, há uma economia de luz pois utiliza a luz solar.

Alguns truques para plantar tomates indoor:

1. Alguns tomates crescem rapidamente e se tornam maduros com apenas 50 a 70 dias, enquanto outras variedades podem ser mais tardias. Escolha a semente que satisfaça as suas necessidades quanto a este prazo. Quanto mais rápido melhor não é? Mas as vezes a paciência leva a uma colheita mais especial.
Grande variedade de tipos de tomates.
2. Com as mudas escolhidas, prepare os vasos com furos para drenagem. Preencha uma fina camada de argila expandida, cascalho, brita ou fibra de coco no fundo do vaso para facilitar a drenagem. Em seguida preencha o vaso com um mix com 50% substrato nutritivo e 50% substrato inerte para aeração como vermiculita expandida ou perlita expandida, deixando espaço para colocar a muda.
Podas e amarras no indoor.
3. Acomode a muda delicadamente no vaso, termine de preencher o vaso o com o mix de substratos.

4. Utilize lâmpadas para estimular o crescimento das suas plantas. Proporcione um fotoperíodo de 16-18hs de luz para o crescimento e 12 horas de luz para a floração e produção.

Irrigação.
5. Regue as plantas quando o substrato estiver seco, ou as mesmas demonstrarem sinais de sede. Cuidado para não afogar as raízes pois elas precisam de oxigênio para continuarem vivas.
plantando cultivo indoor
Plantando tomate para o seu próprio consumo.
6. Não colha os tomates muito verdes nem muito maduros, tenha paciência e dedicação para colher um fruto no ponto exato de qualidade, consistência, aroma e sabor.


Está pensando em cultivar? Acesse: Vega & Flora - Cultivo Indoor, a primeira Growshop do Paraná.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Fazenda urbana Pasona HQ - Tóquio


Pasona HQ é uma construção de aproximadamente 20 mil metros quadrados em nove andares da empresa de recrutamento japonesa Pasona Group, localizada no centro de Tóquio. 
É um projeto de renovação importante que consiste de uma fachada de dupla camada verde, escritórios, auditório, refeitórios, um jardim no terraço e principalmente, as instalações de agricultura urbana dentro do edifício.


O espaço verde totaliza mais de 4 mil metros quadrados, com 200 espécies, incluindo frutas, legumes e arroz, que são colhidas, preparadas e servidas nas lanchonetes dentro do edifício.
É a maior fazenda desse tipo o interior de um edifício de escritório no Japão.


Usando tanto a hidroponia quanto agricultura no solo, culturas e trabalhadores de escritórios compartilham um espaço comum.

Vinhas de tomate são suspensos sobre mesas de conferências, limão e árvores do fruto da paixão são usadas como divisórias para espaços de reunião, saladas de folhas são cultivadas dentro ode seminários e broto de feijão são cultivadas em bancos. 

No lobby principal ainda há uma plantação de arroz e um campo de brócolis.


Essas culturas são equipadas com lâmpadas de alta descarga, fluorescentes e LED, além de um sistema de irrigação automática. Um sistema inteligente de climatização com monitores de umidade, temperatura e vento equilibram o conforto humano durante o horário do expediente e otimizam o crescimento das plantas depois. Isso maximiza o rendimento das culturas e colheitas anuais.

Apesar da perda significativa na área locável para um escritório comercial, Pasona Group acredita nos benefícios da fazenda urbana e do espaço verde para envolver o público e proporcionar um melhor espaço de trabalho aos seus empregados, além da melhora estética e visual. Ela expõe os trabalhadores urbanos ao crescimento de culturas e a interação com a terra diariamente, proporcionando uma melhora na saúde menta, produtividade e relaxamento no local de trabalho.

Estudos mostram que a maioria das pessoas gasta mais de 80% do seu tempo em ambientes fechados. As plantas são conhecidas por sequestrar o carbono e remover compostos orgânicos voláteis. Essa melhoria na qualidade do ar pode aumentar a produtividade no trabalho em 12%, melhora os sintomas mais comuns de desconforto e doenças no trabalho 23%, reduz as faltas e a rotatividade no trabalho.

Os funcionários são convidados a participar na manutenção e colheita das culturas com a ajuda de especialistas, o que proporciona interação entre os funcionários e melhor trabalho em equipe.

Pasona Urban Farm é um ambiente de trabalho único que promove maior eficiência do trabalho além de destacar o conceito de produção e distribuição sustentável de alimentos, apresentando os benefícios e tecnologia de agricultura urbana.