domingo, 16 de março de 2014

INDOOR X OUTDOOR: Prós e contras

Indoor x Outdoor

Hoje iremos abordar uma dúvida que aparece sempre na cabeça de todos aqueles que planejam começar um cultivo de sua(s) planta(s) predileta(s).

Nessa abordagem não iremos eleger a melhor maneira de cultivo, pois é um assunto muito amplo e que se renova a cada dia. Iremos abordar os prós e contras de cada tipo de cultivo para que você tire suas conclusões e possa escolher o que é melhor para o seu caso.

Cultivo outdoor:

Com certeza as plantas foram feitas para ficarem outdoor, plantadas na terra mesmo, e interagindo com a natureza.

Prós:

Plantas outdoor crescem bastante e fica difícil ter uma ideia de até onde as raízes podem chegar, diferente de um vaso, onde você sabe exatamente até onde a raiz poderá crescer. Aliada a luz solar, sua planta poderá ficar muito grande, e plantas grandes resultam em grandes colheitas.




Plantas outdoor costumam dar muito menos trabalho ao jardineiro. Uma planta na natureza exige muito pouco trabalho, existem plantas que se desenvolvem tão bem que o jardineiro praticamente só prepara e terra, planta a semente e o cuidado é muito menor.





Genética e clima. Você pode tirar proveito do clima de sua cidade a favor da planta, plantando espécies que se desenvolvem melhor no clima da sua região. Existem genéticas propícias para o clima frio e outras para clima equatorial.

Luz solar. Não existe luz melhor para o desenvolvimento de uma planta.

Contras:

Em uma planta outdoor fica praticamente impossível controlar sua altura, e falando em cultivo de plantas, isso pode ser fundamental para sua segurança e de suas plantas.




Plantas outdoor quando muito nutridas costumam ficar muito suculentas, atraindo assim pragas em geral. Algumas pragas são capazes de arrasar plantações inteiras. Animais também podem representar um grande perigo para suas plantas.

Spider Mites
Tempo de cultivo. Plantas outdoor dependem da luz do sol para crescer, logo ela vai levar muito mais tempo para amadurecer quando plantada na natureza.

Segurança e privacidade. Uma planta no seu quintal sempre estará ao alcance de olhos curiosos.

Cultivo Indoor

Surgiu como alternativa eficaz para lugares onde clima e espaço são inviáveis para cultivo outdoor.

Prós:

Controle total do ambiente. No cultivo indoor você tem controle total do ambiente de cultivo. Umidade, temperatura e fotoperíodo (tempo de luz), são controlados para que o ambiente esteja sempre adequado, o que potencializa muito o cultivo.



Tamanho das plantas. Dentro de um quarto ou estufa, você pode escolher o tamanho dos vasos, potência da lâmpada, tipo de nutrientes... Assim você pode previamente determinar o tamanho que suas plantas terão, tendo máximo aproveitamento do espaço de cultivo.

Tempo de cultivo. No cultivo indoor não existem dias chuvosos ou nublado, logo as plantas levarão muito menos tempo para amadurecerem.

Segurança. Suas plantas estarão muito mais seguras, com muito menos chances de ataque de pragas e longe de olhos curiosos.

Contras:

Tamanho limitado. Dentro de estufas ou armários, a planta tem um limite de espaço e simplesmente não pode ultrapassar esse limite. Sistemas modernos como hidroponia e aeroponia dependem de um espaço adequado, pois se crescerem demais o jardineiro terá sérios problemas para seguir com esse cultivo.

Equipamento igual a trabalho. O jardineiro indoor tem que se preocupar com vários fatores relacionados ao equipamento de cultivo. Cultivo indoor exige conhecimento de todos esses equipamentos. Sendo assim o trabalho do jardineiro indoor é muito mais intenso. Jardineiro indoor dificilmente poderá fazer longas viagens durante seu cultivo.



Colheitas menores. Sempre uma planta outdoor irá produzir mais que uma indoor, (com raras exceções). As plantas indoor por serem menores rendem uma colheita bem mais limitada que a outdoor.

Gasto financeiro. Um cultivo indoor de qualidade envolve equipamentos especiais, alguns necessitam manutenção ou reposição. Isso sem falar no possível aumento na conta de luz.







Você deve levar todos esses fatores em consideração e ver o que é o melhor para seu caso. Como isso tudo envolve dinheiro, tempo, espaço... fica impossível determinar o que é melhor de um modo geral, sendo você a melhor pessoa para determinar a maneira de cultivo.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ventilação no Cultivo Indoor

A ventilação é uma das chaves para o sucesso do cultivo indoor. Ao fornecer ar fresco em abundância você está garantindo um fornecimento constante de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2). A troca gasosa adequada é necessária para o crescimento da planta pois elas absorvem CO2 durante o dia, quando realizam a fotossíntese, além do O2 que utilizam para a respiração celular, onde obtém energia para viver. Sem uma ventilação adequada as plantas podem consumir tais recursos mais rapidamente que do que eles podem ser repostos e parar de crescer. Grandes espaços de cultivo podem investir no suplementação de CO2 para aumentar a taxa de crescimento. Mesmo ambientes "selados" e com suplementação de CO2 devem ter o seu ar renovado no final de um período de luzes acesas para a entrada de ar fresco, o que irá contribuir para os processos noturnos da planta, onde a mesma absorve predominantemente O2.

Além disso, uma ventilação adequada é um importante método para a manutenção da temperatura e umidade ideais dentro da estufa de cultivo. Lugares onde a temperatura ambiente é muito alta, podem também incluir um ar condicionado no ambiente onde a  estufa está instalada para garantir a entrada de ar fresco no interior do jardim.

As plantas também emitem vapor de água, que aumenta a umidade relativa dentro da estufa. O aumento da umidade pode levar ao surgimento de bolores na sua flor. A ventilação retira o ar úmido, substituindo-o por um ar mais seco.


Como faço para saber qual o exaustor ideal para o meu espaço de cultivo?
  1. Você deverá calcular o volume do seu espaço de cultivo: LxAxP
  2. O ar deve ser totalmente renovado uma vez a cada 5 minutos, portanto multiplique o resultado acima por 12.
  3. O resultado será a vazão mínima necessária para renovar o ar do ambiente.
  4. Adicione 25% a mais se houver um filtro de carvão, multiplicando pelo fator 1,33
  5. Adicione 10-20% para os dutos.
  6. Escolha um exaustor que tenha uma vazão maior que a mínima calculada por você.
  7. Se possível, opte por exaustores com dupla velocidade ou com controladores de velocidades pois você poderá adequar sua exaustão conforme a necessidade do seu grow.

Fatores a serem considerados:
  • Lâmpadas que produzem calor como as Vapor de Sódio ou Vapor Metálico exigem uma troca maior do ar total para manutenção da temperatura adequada, podendo chegar a 60 trocas por hora ou mais. 
  • Estufas suplementadas com CO2 requerem uma troca um pouco menor, podendo trocar apenas 8 vezes a cada hora.

Como posso saber se minha exaustão está adequada?

- Ventilação insuficiente:
  • Temperatura alta demais
  • Umidade alta demais
  • Bolor na flor
- Ventilação em excesso:
  • Paredes da barraca sendo sugadas
  • Umidade muito baixa

Qual o melhor lugar para instalar seu exaustor?
  • O ar quente sobe, portanto instale no teto ou na parte superior da sua estufa.

Como o ar entra na estufa?
  • Entradas passivas: são simples buracos que permitem a entrada de ar fresco, que entram pela pressão que o exaustor cria no ambiente.
  • Entradas ativas: exaustores menores sopram ar fresco no interior da estufa, independente da pressão. Este método é o preferido por muitos cultivadores pois diminui a pressão sobre o exaustor de extração, ajudando-o a trabalhar de forma mais eficiente. O exaustor de entrada deve ter um filtro de proteção para impedir a entrada de insetos no seu jardim.

DICAS:

1. O uso de pequenos ventiladores sobre as plantas ajuda a fortalecer o caule, o que por sua vez permite que a planta mantenha maiores flores ou frutos.
2. Filtro de carbono é o método mais eficiente para a retirada de odores da jardinagem, como do meio de crescimento, de fertilizantes ou da própria planta.
3. Avalie constantemente a temperatura e a umidade para garantir um ambiente de crescimento ideal para a sua planta.


fontes: 
http://www.hydroponics.co.uk/Information-Area/Ventilation
http://www.just4growers.com/stream/ventilation-and-environmental-control/ventilation-basics.aspx