Hoje iremos abordar uma dúvida que aparece sempre na cabeça de todos aqueles que planejam começar um cultivo de sua(s) planta(s) predileta(s).
Nessa abordagem não iremos eleger a melhor maneira de cultivo, pois é um assunto muito amplo e que se renova a cada dia. Iremos abordar os prós e contras de cada tipo de cultivo para que você tire suas conclusões e possa escolher o que é melhor para o seu caso.
Cultivo outdoor:
Com certeza as plantas foram feitas para ficarem outdoor, plantadas na terra mesmo, e interagindo com a natureza.
Prós:
Plantas outdoor crescem bastante e fica difícil ter uma ideia de até onde as raízes podem chegar, diferente de um vaso, onde você sabe exatamente até onde a raiz poderá crescer. Aliada a luz solar, sua planta poderá ficar muito grande, e plantas grandes resultam em grandes colheitas.
Plantas outdoor costumam dar muito menos trabalho ao jardineiro. Uma planta na natureza exige muito pouco trabalho, existem plantas que se desenvolvem tão bem que o jardineiro praticamente só prepara e terra, planta a semente e o cuidado é muito menor.
Genética e clima. Você pode tirar proveito do clima de sua cidade a favor da planta, plantando espécies que se desenvolvem melhor no clima da sua região. Existem genéticas propícias para o clima frio e outras para clima equatorial.
Luz solar. Não existe luz melhor para o desenvolvimento de uma planta.
Contras:
Em uma planta outdoor fica praticamente impossível controlar sua altura, e falando em cultivo de plantas, isso pode ser fundamental para sua segurança e de suas plantas.
Plantas outdoor quando muito nutridas costumam ficar muito suculentas, atraindo assim pragas em geral. Algumas pragas são capazes de arrasar plantações inteiras. Animais também podem representar um grande perigo para suas plantas.
Spider Mites |
Tempo de cultivo. Plantas outdoor dependem da luz do sol para crescer, logo ela vai levar muito mais tempo para amadurecer quando plantada na natureza.
Segurança e privacidade. Uma planta no seu quintal sempre estará ao alcance de olhos curiosos.
Cultivo Indoor
Surgiu como alternativa eficaz para lugares onde clima e espaço são inviáveis para cultivo outdoor.
Prós:
Controle total do ambiente. No cultivo indoor você tem controle total do ambiente de cultivo. Umidade, temperatura e fotoperíodo (tempo de luz), são controlados para que o ambiente esteja sempre adequado, o que potencializa muito o cultivo.
Tamanho das plantas. Dentro de um quarto ou estufa, você pode escolher o tamanho dos vasos, potência da lâmpada, tipo de nutrientes... Assim você pode previamente determinar o tamanho que suas plantas terão, tendo máximo aproveitamento do espaço de cultivo.
Tempo de cultivo. No cultivo indoor não existem dias chuvosos ou nublado, logo as plantas levarão muito menos tempo para amadurecerem.
Segurança. Suas plantas estarão muito mais seguras, com muito menos chances de ataque de pragas e longe de olhos curiosos.
Contras:
Tamanho limitado. Dentro de estufas ou armários, a planta tem um limite de espaço e simplesmente não pode ultrapassar esse limite. Sistemas modernos como hidroponia e aeroponia dependem de um espaço adequado, pois se crescerem demais o jardineiro terá sérios problemas para seguir com esse cultivo.
Equipamento igual a trabalho. O jardineiro indoor tem que se preocupar com vários fatores relacionados ao equipamento de cultivo. Cultivo indoor exige conhecimento de todos esses equipamentos. Sendo assim o trabalho do jardineiro indoor é muito mais intenso. Jardineiro indoor dificilmente poderá fazer longas viagens durante seu cultivo.
Colheitas menores. Sempre uma planta outdoor irá produzir mais que uma indoor, (com raras exceções). As plantas indoor por serem menores rendem uma colheita bem mais limitada que a outdoor.
Gasto financeiro. Um cultivo indoor de qualidade envolve equipamentos especiais, alguns necessitam manutenção ou reposição. Isso sem falar no possível aumento na conta de luz.
Você deve levar todos esses fatores em consideração e ver o que é o melhor para seu caso. Como isso tudo envolve dinheiro, tempo, espaço... fica impossível determinar o que é melhor de um modo geral, sendo você a melhor pessoa para determinar a maneira de cultivo.
Tem algum link que possa indicar para o começo, desde a semente até os cuidados da indoor? Agradeço e aguardo.
ResponderExcluirOlá Daiane, obrigado pela visita. Recomendo vc comprar o livro do antropólogo Sergio Vidal, tem tudo sobre cultivo indoor. Se quiser deixar seu e-mail, posso encaminhar para o próprio Sergio Vidal. Abraço e boa colheita
ExcluirOlá Vegaeflora... tem como enviar pro meu email?? podrao_brasil@hotmail.com
ExcluirObrigado!
Aí Vegaeflora, sera que rola essa preza do e-mail pra o irmão aqui?
ResponderExcluirJá venho estudando a meses e gostaria de ter esse livro como influência também!
Valeu!
Oi Armandinho e Lucas, sou o autor do livro. Obrigado pela mensagem. Obrigado a turma do Vega&Flora também pela divulgação do trabalho. Atualmente estou sem livros em estoque, mas estou com uma campanha pelo financiamento coletivo do livro e quem doar 15,00 reais poderá retirar o livro e algum ponto de distribuição no final de maio, quando a campanha terminar, ou por 25,00 pode receber em sua casa. É uma forma de me ajudar e já garantir o livro. Dêem uma olhada no projeto por favor. abraço! http://catarse.me/pt/cannabismedicinal
ResponderExcluirBoa Tarde Sr Sergio Vidal. Sou Igor Rodas, tenho muito interesse no seu libro. Como faço para comprar?.
ExcluirVamos pedir ao sr. Sergio Vidal para criar uma versão em PDF para vender online . seria uma ótima alternativa para todos.
ResponderExcluir